TOP 100 imagens do universo

Eu queria ser astronauta, mas percebi que me expor a tal imensidão seria demais para minha pobre consciência humana... entretanto, o universo continua a me arrebatar.
Eis que encontrei o site do ESO com imagens que chegam a 145MB! (em formato .tif) Me dá vontade de chorar de felicidade.
Isso me faz lembrar de uma curiosidade: nós exploramos mais o universo do que o fundo do oceano. É uma questão de pressão, eu acho. Mas esse fato pode dar uma boa filosofada, não?
Selecionei algumas imagens com descrição interessantes para mostrar um pouco do material disponível no site. Na esquerda, coloquei a foto inteira e na direita, um detalhe "full size":

Composição da galáxia Centaurus A (jan, 2009). Revela jatos que emanam do buraco negro ativo dentro da galáxia. A foto foi composta por imagens capturadas por 3 instrumentos diferentes somando os tons alaranjados, azuis (por raio-x) e brancos.

Foto do Helix Nebula com uma máquina especial para fotografia astronômica em um telescópio. Os azuis do centro são átomos de oxigênio que brilham com o efeito da radiação ultravioleta de 120.000 C°. Os tons alaranjados são hidrogênio e nitrogênio. É possível observar entre os gases do centro, galáxias remotas. A imagem foi colorida com filtro azul, verde e vermelho com exposição de 12, 9 e 7 minutos respectivamente.

Exposição de 45 minutos no maior telescópio do ESO. Foi tirada em uma escura e limpa noite de observação astronômica. As estrelas deixam seu rastro no céu do Pólo Sul.

LUUUUZ DA LUA ME TRÁS AMOOOOR tanran tan tan taran!

Nenhum comentário:

Postar um comentário