THX 1138

THX foi escrito e dirigido por George Lucas em 1971 tendo como base um curta de 1967. O que mais me impressionou foi a estética que continua super atual.
O filme se passa em um futuro que os habitantes são manipulados com drogas para manter o sistema funcionando. Tudo se desenvolve quando um casal pára de tomar as pílulas e voltam a se "humanizar".
As ações são lentas, mas com forte terror psicológico. É interessante que esse timing nos deixa refletir mais sobre o conteúdo e ainda contemplar o ótimo trabalho de fotografia.
THX 1138 foi a primeira produção da então recém criada American Zoetrope. Baseado no curta metragem Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB realizado por Lucas em 1967, quando cursava cinema na USC (University of Southern California), o filme foi uma parceria entre o estúdio Warner Bros. e a American Zoetrope, aempresa de Francis Ford Coppola ambicionava produzir filmes que fossem uma alternativa ao modelo que vigorava em Hollywood e, por isso, o produtor Coppola deu a Lucas total liberdade criativa. A montagem foi realizada pelo próprio diretor. A produção de som foi feita por Walter Murch que também assinou o roteiro junto a Lucas. Sua trilha sonora foi composta por Lalo Schifrin. Os efeitos sonoros deste filme são considerados um marco na história do cinema e o sistema THX, desenvolvido anos depois pela Lucasfilm para a série Star Wars deve seu nome a THX 1138.
Eis o curta que deu origem a tudo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário