Gilbert & George... excêntrico

Gilbert nasceu na Itália em 1943. Estudou na Wolkenstein School of Art e Hallein School of Art (Austria) e a Akademie der Kunst (Munique). George nasceu em 1942 na Inglaterra. Se graduou na Dartington Hall College of Art e Oxford School of Art. Gilbert e George se conheceram em 1967, Londres. Ambos estudavam na St. Martin’s School of Art. Foram morar juntos e iniciam seu trabalho em 1968. O trabalho juntos não foi algo premeditado: revoltados com o elitismo da arte, sua casa recebeu o nome de “Arte para Todos” e se declararam esculturas vivas e passaram a performar dois anos depois.

Nessa performance, eles trabalham com o conceito de que para fazer arte não se precisa de objeto, somente de você mesmo como objeto e você é mais complexo que qualquer escultura poderia ser. Na “Singing Sculpture”, ambos estão pintados com textura metalizada (em seus ternos) sob um banco e cantando, durante oito horas, junto com o hit nostálgico "Underneath the Arches" da dupla Flanagan and Allen. Essa obra trouce vários desdobramentos em que qualquer ação poderia ser feita por essas esculturas e virar performance, inclusive na “Drinking Esculpiture” que surgiu após um encontro com colegas artistas que produziam pinturas enquanto estavam bêbados. Logo, os dois pensaram em fazer o mesmo.





A performance “Bend-it” é uma performance mais atual que começa com o seguinte diálogo: “aqui estamos, 25 anos depois, com nossa música predileta para dançar, Bend-it. Se você quiser se juntar a nós, fique aqui”. E dançam até a música acabar. É uma forma de reinventar suas influências na pop-art e utilizar a imagem de dois artistas engajados em nas mais polêmicas discussões da humanidade fazendo um ato tão banal.





Apesar de não terem um trabalho extenso com a performance, ao vermos os vídeos de suas entrevistas, percebemos que Gilbert e George transformaram sua vida juntos em uma performance onde todo o processo é uma obra, inclusive eles mesmos. Eles sempre estão vestidos de terno – às vezes Gilbert está usando a mesma cor do terno de George em sua gravata e vice versa - e é comum completarem a frase um do outro. Todo o material que usam para as assemblagens e colagens são catalogados em caixas e a disposição das obras para cada exposição é feita em maquetes.
Seja na performance ou em fotomontagem, os artistas exploram motivos da existência humana como sexualidade, religião, raça, morte, etc. Esse caráter de contracultura é controverso pela estética pop de suas obras e isso é claro pela imagem irreverente e provocativa dos dois.
Podemos resumir a essência da obra com suas próprias palavras retiradas dos “dez mandamentos de Gilbert e George”:
Thou shalt fight conformism
Thou shalt be the messenger of freedoms
Thou shalt make use of sex
Thou shalt reinvent life
Thou shalt create artificial art
Thou shalt have a sense of purpose
Thou shalt not know exactly what thou dost, but thou shalt do it
Thou shalt give thy love
Thou shalt grab the soul
Thou shalt give something back
Para conhecer melhor o trabalho de fotomontagem feita pelos dois, recomendo esse vídeo feito pelo vernissage.tv


Nenhum comentário:

Postar um comentário