Martyrs, Pascal Laugier


Eu que, desde pequena, me divertia com Pânico e vibrava quando pegava um Massacre da Serra Elétrica de madruga, fiquei com pesadelos desse filme.
Ar de Paris, Duchamp
Filme francês, ainda assim... de terror, eu já fico com o pé atrás. Afinal, eles tem dinheiro e proteção do estado para fazer cinema e sempre acaba saindo umas comédias sem sal à la Globo Produções. Claro que é tudo lindo com aquele ar parisiense, atores que não vemos todos os dias e toda aquela sensualidade de homens mara fazendo biquinho para falar. França deixou de ser grande centro de produção cinematográfica há muito tempo e, infelizmente, só sua origem não garante muita coisa.Martírio é o oposto de tudo isso. Martírio é pesado. Martírio é horror. Martírio é do Coisa-ruim.
Nunca imaginei que alguém iria colocar o pior MeninaMá.com, Jogos Mortais, O Chamado/REC, Suicide Club e O Albergue em um filme só, fazendo todo o sentido e com uma produção incrívél.
A influência dos filmes de horror asiáticos é clara. Sabe aquele toque dos contos do teatro Noh: mulher injuriada vira um fantasma em busca de vingança e coisas do tipo. Isso assombra de verdade! Eu vi o filme e fiquei completamente assombrada. Ainda bem que foi de tarde. As doses de tensão a là MeninaMá.com e gore são cavalares. Em grande parte do filme você vai ficar bem whattafuck, mas do meio para o final... é uuuuuuuuuh.
Ai se fosse isso que saísse
do poço, né colega?
Não vou contar a sinopse porque acabaria com as surpresas sangrentas. Em vez disso, irei exemplificar certos aspectos com uma história REAL.
Klara Mauerova parecia ser uma mãe normal até que seu vizinho, acidentalmente, capturou o sinal de TV dela pelo recém instalado circuito de segurança (ambos usavam o mesmo sistema de tv). Ele só queria vigiar a bábá, mas acabou presenciando acontecimentos tenebrosos.
Ondrej, de oito anos, e Jakub, de dez anos, foram queimados por cigarro, espancados com cinto, quase afogados, esfolados, abusados sexualmente, forçados a comer partes do próprio corpo e a esfaquear um ao outro. JURO, tá tudo aqui e aqui.
Klara assistia seus próprios filhos serem torturados por membros de uma seita da República Checa chamado Movimento do Graal. Entre eles, sua irmã, filha adotiva, o irmão dessa filha e um amigo da família.
A mãe só pegou nove anos de cadeia. Os acusados se negaram a dizer o motivo das torturas.
Isso que me assusta em filmes assim. Uma coisa é o sujeito ser serial killer porque dá aquela impressão de fato praticamente isolado, um erro da sociedade. Outra coisa é um bando de gente se juntar para torturar o outro. É uma alucinação coletiva cruel! Não é um psicopata, são vários e unidos.
PIOR, isso pode estar acontecendo agora e muito perto de você. MEDA!
H-tinha, véi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário