Cursos de Fotografia em Brasília

Depois de tanto tempo sem postar nada, ainda venho postando propaganda. Maaaaas acho muito pertinente para quem quer estudar fotografia em Brasília aproveitar ao máximo os cursos existentes e as matrículas começam agora, no mês de Fevereiro.
Irei fazer um comparativo entre as duas escolas de fotografia em Brasília: a Fotoclube F/508 e a Universidade da Fotografia (UPIS). Existem alguns outros cursos, mas tenho contato com essas duas e imagino que sejam as mais representativas.

Curso Básico
É sempre bom fazer, mesmo sendo autodidata por alguns anos. Só pelo contato com a turma e alguém com muito mais experiência já vale a investimento.
A fotografia básica é bem simples, qualquer curso já será o suficiente. Até indicaria tentar ser aluno ouvinte* na matéria dentro do departamento de comunicação. A vantagem de pagar um curso é o certificado que você poderá apresentar para fazer cursos avançados e de especialização sem passar pelo coordenador do curso.
Entre as duas, a UPIS ganha disparado. Enquanto na F/508 o investimento é de R$37,5 h/aula, na UPIS cai para R$9,5 h/aula e ainda, se não me engano, pagamento à vista tem desconto. Por mais que o conteúdo seja bem ministrado, não tem como um curso de 12h ser mais completo do que 30h.
Eu fiz na UPIS e digo que as horas de saída de campo são indispensáveis para a cognição da teoria. Quem já leu os posts das minhas fotografadas pela vida sabe que o curso básico sempre se fez presente para me ajudar na fotometria.  

Curso Avançado
A UPIS não possui curso avançado, somente especializações. Mesmo se tivesse, indicaria o curso profissionalizante da F/508. O curso completo, com 68h, sai por R$2.500. Entretanto, a ementa é muito completa tanto na parte técnica quanto na poética - o módulo III fala sobre fotografia como arte visual.
Sabe porque eu não faço? Porra, eu sou estudante de Artes Plásticas no melhor curso da América Latina (em corpo docente, porque as instalações da faculdade pública, sabe como é... só engenharia e saúde são boas porque possuem capital provado investindo pesado em mão de obra) O QUE EU QUERO COM DOIS MÓDULOS SOBRE OLHAR E BLA BLA BLA? Eu hein, sai de mim. E outra, peça para ser aluno ouvinte em Fundamentos da Linguagem Visual e continue com dinheiro para a cerveja de todo dia nos dai hoje.
Cada módulo sai por R$500, enquanto as especializações na UPIS são R$680 e imagino que tenha mais carga horária. O ruim é que demora mais para montar um portfólio, enquanto no F/508 em um semestre você já pode preparar os cartões de visita e entrar para o mercado.

Fotografia Publicitária
Esse ramo, o colar indicado é o Funyl. O preço está na média de R$550, mas não sei ao certo sobre carga horária. Foi indicação da fotógrafa Thamires Gomes e eu confio muito no gosto dela.

O Resto
É resto. Vai do interesse de cada um. Eu, por exemplo, irei fazer o curso de fotografia de espetáculo na F/508 em Agosto (se ainda tiver contrato com a Cena Contemporânea para fotografar as peças).

Eu irei fazer o curso de moda na UPIS. Quem quiser ser meu coleguinha, as inscrições começam dia 14 de  Fevereiro e o curso, dia 21.
Quem tiver mais dicas, passa para a galera awe!

*mesmo pagando imposto, você precisa passar no vestibular para ter o direito de assistir aula em faculdade pública. O professor pode ter sérios problemas ao deixar alguém de fora assistir as aulas, mas quem não chora, não mama. O máximo que pode acontecer é você ouvir um não.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por se dar ao trabalho de descrever tanto! rs

    Foi de grande ajuda. Obgd!

    ResponderExcluir